terça-feira, 17 de março de 2009

Moral da história

Acho muito interessante aquelas pessoas que dizem ter um código de ética super rígido e uma moralidade a toda prova.

A ética e a moralidade só se mostram mesmo quando a água está no pescoço, pois enquanto você está vivendo sua vida sem grandes problemas, se escondendo atrás de quem você gostaria de ser, sem ter que realmente tomar uma decisão que envolva moralidade e ética... tudo bem! It is all smoke and mirrors.

Agora, quando a fumaça dissipa e chega a hora de você por o pau na mesa e mostrar quem realmente é... E ai? Pois é... ai o bicho pega pois ética e moralidade são coisas muito difíceis de serem cumpridas a risca, são conceitos que variam de pessoa para pessoa e além disso, ainda temos o livre arbítrio, que nos dá as ferramentas necessárias para dobrarmos nossa ética e nossa moralidade conforme acharmos necessário.

E depois disso tudo, o que sobra? Bom, sobra o respeito. De qualquer forma, apesar da moral e ética flexíveis, temos que ter respeito pelas escolhas dos outros, respeito pelo que elas são e como agem. Acho que se todos nós tivéssemos respeito pelo próximo, tudo seria mais fácil. Ou seja, você não precisa gostar de mim, mas respeite a minha pessoa, as minhas escolhas e quem eu sou e em contra partida eu respeitarei você, do jeitinho que você é.

Um comentário:

Cy disse...

na verdade não temos obrigação de aceitar as pessoas como são, mas sim a obrigação de respeitar quem quer que seja.