terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mira... La Alhambra...

- Donde?
- Atrás dessa garoa infernal... aliás muito comum na Espanha nessa época do ano!
- Meu que lindo isso!
- É mesmo!
- Pena que estou tão molhado que minha alma mofou e parou de funcionar.

Aquilo é mesmo uma construção e tanto. Achei incrível apesar da chuva, do sapato molhado, do resfriado e daquela quantidade enorme de turistas que não puderam ir para um lugar quente e ensolarado.

Agora... fico aqui pensando com meus botões... Não é necessário viajar "zentos" quilômetros para ver obras e monumentos incríveis. Na nossa querida Santo Amaro temos um exemplo disso... o Borba... que aliás ficou muito mais bonito depois que aquele "artista" resolveu colocar um salva-vidas laranja no coitadinho... Meu, puta idéia estúpida! (as duas).

Outro exemplo mais nobre é o famoso "empurra-empurra" AKA, Monumento às Bandeiras. O monumento, o obelisco e o parque formam um conjunto super legar, bonito mesmo. Agora... passa lá domingo. É uma multidão de idiotas escalando o monumento, sujando tudo... barraquinha de cerveja e pipoca pra todo lado... não dá nem pra se tirar uma foto sem que não tenha um imbecil qualquer (vestindo a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, é claro) trepado no monumento.

Cara... quando é que nós vamos crescer com povo?!?!?!

2 comentários:

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

O foda né, mas acho difícil mudar logo em breve, quem sabe um dia :|

giacca, synbad, tchuca... disse...

acho que não vamos crescer nunca. nossa cultura é da "participação festiva" e não necessariamente elegante. se houvesse um arco do triunfo aqui ia ter marca de pixação dizendo "é nóis" ou "juneca esteve aqui". ia ter gente discutindo se isso é uma forma de intervenção artística ou vandalismo. não sei como não tem gente sentada no obelisco!!
mas ao mesmo tempo que concordo com sua indignação com a baianada interagindo com o empurra-empurra, aproveito pra trazer uma informação que ilustra nossa vocação "participativa": há quem diga que o Brecheret construiu o monumento de forma que as pessoas pudessem de fato subir e interagir com o obra. se for verdade, não é do caralho??